quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO P/ 2011-2020




O Brasil está diante de um momento decisivo: construir um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos (2011-2020). As bases que vão compor o documento, que dita regras e cria metas para o ensino público e privado do país.

Especialistas em ensino, autoridades do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação apresentaram os 10 grandes obstáculos que o Brasil precisa superar para garantir a todos uma escola de qualidade.
Entre os desafios, estão extinguir o analfabetismo; ampliar o investimento em educação pública, atingindo 10% do PIB até 2014; valorizar os profissionais da educação; implantar a escola de tempo integral na educação básica; universalizar o atendimento público e gratuito da pré-escola, ensino fundamental de nove anos e ensino médio; democratizar a oferta de vagas no ensino superior; expandir a educação profissional; garantir oportunidades para estudantes com deficiência, indígenas, afro-descendentes e povos do campo; implantar o Sistema Nacional de Educação, em regime de colaboração entre União, estados e municípios; e estabelecer padrões de qualidade para cada modalidade de educação.
A principal cobrança feita pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) é para que o novo PNE traga instrumentos para punir os agentes públicos que não cumprirem os compromissos firmados. “A lei deve ser mais que um conjunto de objetivos e metas.É preciso encontrar mecanismos que obriguem e dêem prazos para que municípios, estados e a União cumpram as regras”, diz César Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do CNE.
O novo PNE será encaminhado ao Congresso Nacional, para votação até o fim do ano.
O PNE trará ao menos uma proposta que promete incomodar Estados e municípios e criar uma briga no Congresso: quer fixar em lei o reajuste do salário dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário